Nossos Visitantes On Line

domingo, 6 de março de 2011

Dia da Poesia

14 DE MARÇO - DIA NACIONAL DA POESIA

Poeta brasileiro homenageado com o dia da poesia



DIA NACIONAL DA POESIA 

     A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
     As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
     Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
     A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
     Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
     Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.
     Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.
     Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registrados em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.

Por Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


Curiosidades Sobre o Dia da Poesia

     Poesia é a arte de compor ou escrever versos. É um gênero literário no qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos para expressar sentimentos, emoções, pensamentos.
     A poesia serve para recriar a realidade, ou para interpretá-la dando a ela tons de louvor, satíricos ou de crítica, dependendo do estilo poético adotado.
     A expressão “poesia” ou “poema”, em geral, se aplica à estrutura de texto que é escrita em versos. Os versos são as “linhas” do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe.
     A diferença entre poema e poesia é muito sutil. Enquanto a poesia é tida como emoções por meio de uma linguagem o poema é a obra em verso em que há poesia.
    “Algumas características básicas da poesia são o ritmo, a divisão em estrofes, a rima. Um poema também possui métrica, que é a contagem das sílabas poéticas dos versos. Nem todos estes quesitos estão sempre presentes. Os poetas modernistas, por exemplo, adotaram o verso livre, despreocupado com a rima e a métrica.” (Site IBGE TEEN)
     A poesia ganhou um dia específico no Brasil, criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
    Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, por sua intensa luta pela abolição da escravidão e pela luta por liberdade e justiça para todos. Poeta do Romantismo foi autor de belas e importantes obras, como o “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”.
    O dia 21 de março é a data promulgada pela UNESCO para ser celebrada como Dia Mundial da Poesia. Tal data é comemorada em diversos países.
    Aqui no Brasil temos o hábito de comemorar o "Dia Nacional da Poesia", esse é dia 14 de março como já foi mencionado.


Palavras que se transformam em brinquedos

     Poucos professores se preocupam realmente em transformar a sala de aula num grande espaço lúdico, de aprendizado prazeroso, de crescimento generoso e salutar. Parecem preferir a imagem da prisão com as portas fechadas, os alunos acorrentados às carteiras e onde as pedras para quebrar foram transformadas em infindáveis e pouco significativas atividades.
     As paredes em cores neutras e as persianas ou cortinas sonsas que procuram evitar que a luz do sol entre no ambiente complementam essa visão de pesadelo que muitas crianças têm em relação às escolas que frequentam.
     Para piorar ainda mais as coisas há professores que teimam em “castigar” seus alunos dando a eles leituras que distanciam os alunos das delícias e sabores próprios das letras. Os aspectos lúdicos das leituras se perdem e também as possibilidades de que desse fortuito e necessário encontro se consolide como uma relação duradoura e fiel.
     Ler histórias, contos, fábulas e poesias para as crianças é o primeiro e principal passo rumo ao estabelecimento desse grande amor que deve existir entre as pessoas e os livros. Como diz o autor José Paulo Paes, que nos brindou com essa agradável obra “Poemas para Brincar”, é necessário “brincar com as palavras como se brinca com bola, papagaio e pião”...
     Acredito que a escola tem realmente que ser "lugar de prazer". No CEMEI - VEREADOR DANIEL BORGES trabalhamos por espaços, onde os muros que transformam a escola em prisão não existe. Aqui, a criança da ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL não percebe o tempo passar e o seu dia se transforma em uma linda poesia.
     Recitar poesias faz parte do nosso dia-a-dia. As crianças amam. Todo auditório que realizamos, o que não falta é alguma turminha declamando. Portanto para nós do...

...CEMEI - VEREADOR
DANIEL BORGES
TODO DIA
É DIA DE POESIA!











Atividades Interdisciplinares são bem vindas.
Que tal trabalhar o Dia da Poesia (14 de março) com o Dia Mundial da Água (22 de março) ?!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

SELINHOS QUE NOSSO BLOG GANHOU!!!

VENCEMOS O TOP30 BRASIL DE MARÇO

EM ABRIL CONTINUAMOS ENTRE OS 20 DO TOP30 BRASIL!

MAIO FOI CEMEI NO TOPO. VOTEM PARA JUNHO SE REPETIR OK?!

CONTINUAMOS ENTRE OS 20 EM JUNHO...

EM JULHO, MESMO COM AS FÉRIAS NOS MANTIVEMOS ENTRE OS 20...